Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

CNH vencida?? Não jogue fora!!

Publicado por Raphaela Bueno
há 7 anos

Uns meses atrás fui ao Banco finalizar um contrato e ao pedirem um documento de identificação, prontamente, entreguei minha CNH. Eis que voltam a mim dizendo que não poderiam aceitar aquele documento, pois, seu prazo de validade havia expirado há 10 (dias). Pasmem, tive que ir embora sem fechar o contrato!

Sabe-se que perante o DETRAN, temos 30 dias para dar entrada em uma nova habilitação, porém, com o prazo de validade vencido, a CNH não tem utilidade nenhuma, podendo ser descartada (com as devidas precauções), apesar de seus dados serem exatamente os mesmos!!!

Porém, espere... ela não TINHA validade!! No último dia 29, a novidade começou a valer no país. O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN ratificou que os dados contidos na CNH continuam a ter legitimidade, independentemente do seu prazo de validade, uma vez que este diz respeito apenas ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, reconhecendo que o vencimento não representa nenhuma mudança no que se refere aos dados pessoais do motorista, podendo assim, ser utilizada como documento de identificação.

Mas pra que eu precisaria da minha CNH vencida???

Justamente. É sempre importante ter em mãos algum documento pessoal, por isso, ao ir a certos lugares, como clubes, boates, viagens, praias, entre outros, é muito mais seguro levar a vencida, pois há grandes riscos de se perder ou deteriorá-la. Assim, esta seria uma boa alternativa! No mínimo, lhe causará menos prejuízo.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/07/1898413-cnh-vencida-agora-podera-ser-usada-como-docum...


Por: Raphaela Passos Bueno. Advogada em Cuiabá/MT, inscrita na OAB nº 20.891.

  • Publicações9
  • Seguidores52
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8948
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnh-vencida-nao-jogue-fora/490704093

Informações relacionadas

Rachel Nunes de Castro Broca, Advogado
Artigoshá 9 anos

Prazo de guarda de documentos fiscais

Consumidor deve ter cuidado ao jogar fora documentos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 9 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Recurso Cível: XXXXX RS

Atualização Direito, Advogado
Artigoshá 7 anos

CNH vencida agora vale como documento de identificação

CNJ decreta que é válida como identificação a CNH vencida

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Justamente!! Vou para faculdade de ônibus levando apenas a minha primeira CNH já vencida. É um documento que não terá nenhum problema se caso for assaltada no trajeto. continuar lendo